quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nota do PSTU sobre o Segundo Turno em Natal

Nestas eleições, o PSTU apresentou suas candidaturas como parte da Frente Ampla de Esquerda, que junto ao PSOL e movimentos sociais lançou candidaturas socialistas e da classe trabalhadora contra os já conhecidos representantes da velha política, que sempre governaram Natal. Nos orgulhamos de termos feito uma campanha que denunciou a situação de calamidade de nossa cidade, responsabilizou o desastre que foi a administração de Micarla de Souza (bem como de seus antecessores, que estiveram sempre ao lado dos grandes empresários e da defesa dos interesses de suas próprias oligarquias) e, ao mesmo tempo, apresentou uma alternativa de governo para os trabalhadores natalenses e a população mais pobre.
Fizemos isso e chamamos o voto nas nossas candidaturas porque sabemos que é impossível governar para quem explora e para quem é explorado ao mesmo tempo. Nossa opção é clara: queremos Natal para os trabalhadores e por isso apresentamos nossos candidatos para que, se eleitos, utilizem seus mandatos a serviço das lutas e da mobilização social, que é o que realmente pode transformar a vida dos trabalhadores.

Nossas candidaturas apresentaram esse projeto de ruptura com a velha política, que só privilegia os ricos. É uma vitória que nossa candidata Amanda Gurgel tenha sido eleita com a maior votação da história dessa cidade (quase 33 mil votos) e tenha sido a mais votada em todas as capitais, defendendo esse programa, sem se comprometer nem política nem financeiramente com esses caciques e seus partidos.

Agora, passado o dia 07 de outubro, os trabalhadores ainda serão chamados a depositar o seu voto no segundo turno das eleições para prefeito. De um lado, está o candidato Hermano Morais (PMDB) e do outro, Carlos Eduardo (PDT), mas nenhum deles irá governar para os trabalhadores.

Hermano Morais se apresenta como “renovação”, mas na prática representa o núcleo duro da família Alves (Garibaldi e Henrique Alves), que já governou essa cidade por vários anos e nunca mudou a vida de quem trabalha e mora em Natal. Hermano também é aliado político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que privatizou a saúde junto com Micarla de Souza, sucateou os serviços públicos e ainda se apresentou de forma intransigente diante das reivindicações dos trabalhadores.

Carlos Eduardo (que também é da família Alves), hoje é aliado de Vilma de Faria (ex-prefeita e ex-governadora) e já teve oportunidade de governar Natal por duas vezes. Dentre os inúmeros ataques aos trabalhadores promovidos por Carlos Eduardo, um deles foi o de ter aumentado o preço da passagem do transporte público de Natal seis vezes. Também foi Carlos Eduardo que lançou Micarla de Souza como administradora na cidade, quando foi eleita a sua vice-prefeita.

Infelizmente, o Partido dos Trabalhadores (PT) mais uma vez mostra submissão às oligarquias. A imprensa chegou a divulgar a intenção do PT nacional de oferecer apoio ao PMDB de Hermano, em troca do apoio deste partido em outras cidades. Em vez de rejeitar completamente essa negociação, e chamar o voto nulo, o PT de Natal resolve aprovar o apoio a Carlos Eduardo, outro Alves. Esta é uma posição que envergonha um partido que se diz de trabalhadores, pois está claro que a classe trabalhadora não tem alternativa política nesse segundo turno. Independentemente de quem vencer as eleições, os trabalhadores serão duramente atacados, principalmente porque estamos em meio a uma crise econômica mundial, cujos efeitos já se fazem sentir por aqui. Cada voto dado a Carlos Eduardo ou a Hermano Moraes ampliará a força do novo prefeito para atacar os trabalhadores e a população pobre.

Por isso, o PSTU faz um chamado a todos os trabalhadores, a todos os insatisfeitos com mais esta traição do PT e a todos que depositaram sua confiança na candidatura de Amanda Gurgel e na candidatura do professor Robério, da qual fizemos parte. Votem NULO, como expressão política da indignação perante a ausência de uma alternativa no segundo turno e como forma de preparar os trabalhadores para as mobilizações e as lutas que faremos contra os ataques do próximo governo.

NEM HERMANO NEM CARLOS EDUARDO!

NO SEGUNDO TURNO, VOTE NULO!

PREPARAR AS LUTAS CONTRA OS ATAQUES DO PRÓXIMO PREFEITO!

Natal, 15 de outubro de 2012

Diretório Municipal do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Professora Amanda Gurgel, vereadora eleita
Dário Barbosa, ex-candidato a vice-prefeito, pela Frente Ampla de Esquerda



Retirado do Blog do PSTU/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário