sábado, 19 de junho de 2010

Convenção do PSTU oficializa candidaturas no Rio Grande do Norte

Na noite da última sexta-feira (18/06), o PSTU do Rio Grande do Norte apresentou oficialmente suas candidaturas para as eleições de outubro. Além de nomes para o Senado e para as proporcionais, o partido oficializou a candidatura da enfermeira e sindicalista Simone Dutra para o governo do Estado. A convenção, que reuniu cerca de 60 pessoas, ocorreu na sala de dança do IFRN e marcou o lançamento de uma alternativa socialista e dos trabalhadores para as eleições.

Durante a convenção, foi lembrada a história de lutas de todos os candidatos, sempre em defesa dos trabalhadores e do socialismo. Cada um deles possuindo larga experiência no movimento sindical e conhecendo de perto as necessidades da população pobre, já que todos são trabalhadores de segmentos importantes da sociedade, como saúde, educação e energia. Na ocasião, a candidatura de Zé Maria foi reafirmada como alternativa aos nomes de Dilma, Serra e Marina.

Luciana Lima é o nome da educação para deputada estadual

Para a Assembleia Legislativa do RN, o PSTU oficializou as candidaturas da professora Luciana Lima e da Assistente Social Rosália Fernandes. Luciana afirmou que seu nome estará a serviço da luta pela educação pública e do combate às opressões que sofrem os homossexuais, os negros e as mulheres. A candidata à deputada estadual, Rosália Fernandes, lembrou a luta por uma saúde pública, estatal e de qualidade, recebendo o apoio de trabalhadoras do Hospital Walfredo Gurgel, onde trabalha.


Rosália Fernandes: defesa da saúde pública, estatal e de qualidade

Refletindo a grande importância que têm os operários na construção do socialismo, o partido apresentou para deputado federal o petroleiro Bira Queiroz. Trabalhador da Petrobras, Bira disse que sua candidatura defenderá a luta pelo petróleo 100% estatal, contra a privatização da Petrobras e da camada pré-sal, que já está sendo entregue aos grandes empresários estrangeiros.

O petroleiro Bira Queiroz

O mais jovem dos candidatos, mas não menos experiente, o bancário Juary Chagas (28 anos) também será um dos nomes do PSTU para deputado federal. Ele denunciou a falsa democracia dos ricos no capitalismo, que privilegia as candidaturas financiadas pelos empresários, e destacou o desafio que é participar de eleições em condições desiguais. Mas concluiu dizendo que a tarefa do partido é apresentar outro programa para os trabalhadores. “Nós não queremos o capitalismo, nós queremos o socialismo.”, disse.

O bancário Juary Chagas é um dos nomes para deputado federal

Os candidatos ao Senado, Alexandre Guedes e Dário Barbosa, atacaram, respectivamente, a corrupção e o papel de senadores como José Agripino e Garibaldi Alves. “Para acabar com a corrupção é preciso ir à raiz do problema, é preciso acabar com a democracia dos ricos que favorece os partidos dos empresários e suas campanhas milionárias. Os políticos recebem milhões das empresas, se elegem e depois governam para quem pagou a conta. Essa é a base da corrupção e das eleições no capitalismo.”, denunciou Alexandre. “O que Garibaldi Alves e José Agripino fazem pelos trabalhadores? Nada. Assim como todos os outros senadores, só aprovam projetos que atacam as conquistas dos trabalhadores. Para nós é muito importante ter um senador que denuncie isso.”, disse Dário Barbosa.

Dário Barbosa

A última a falar foi a candidata ao governo do RN, Simone Dutra. Ela relembrou os efeitos da crise econômica em 2008 e alertou para seu retorno em 2010 e suas conseqüências para o Estado. Destacou as demissões, os cortes nos investimentos e a retirada de direitos sofrida pelos trabalhadores. “As candidaturas de Iberê, Rosalba e Carlos Eduardo estão comprometidas com a burguesia e com a aplicação dessas medidas contra os trabalhadores. São todos iguais. São as mesmas famílias que sempre exploraram a população do RN e que, em décadas de poder, nunca resolveram os principais problemas dos trabalhadores, como saúde, educação, salário, moradia. Nossa candidatura é pra mostrar que é possível, sim, governar de outra forma. Sem os empresários e com os trabalhadores.”, afirmou Simone.

Simone Dutra: "Iberê, Rosalba e Carlos Eduardo são iguais"

Ao final da convenção, os presentes cantaram a Internacional (o hino da classe trabalhadora mundial) e seguiram para uma confraternização com os candidatos.



Adaptado do Blog do PSTU/RN

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Convenção do PSTU oficializa candidaturas do RN na próxima sexta-feira

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) do Rio Grande do Norte realiza na próxima sexta-feira (18/06) a sua convenção eleitoral.

Na ocasião será oficializado o nome da enfermeira Simone Dutra para disputar o governo do Estado, além dos nomes de Dário Barbosa (Senado), Alexandre Guedes (Senado), Juary Chagas (Deputado Federal), Rosália Fernandes (Deputada Estadual) e Luciana Lima (Deputada Estadual) para as demais vagas do pleito de outubro. O vice-governador na chapa do PSTU será o professor José Mendes, de Currais Novos.

A convenção do PSTU potiguar está marcada para sexta-feira (18/06), às 18h30, na Sala de Dança do IFRN (antiga Casa de Cultura, em frente à sede da Conlutas): Av. Rio Branco, nº 743 - Cidade Alta. Contamos com a presença de tod@s!

Contra burguês, classistas e socialistas dessa vez!



terça-feira, 15 de junho de 2010

Na Copa, PSTU e Zé Maria lançam campanha por soberania

Pré-candidato denuncia domínio de multinacionais e pagamento das dívidas. Partido produz adesivos para os jogos e vídeo na internet, defendendo segunda independência


O PSTU lança uma campanha que combina a torcida pela seleção com o debate sobre o futuro do País. “Torcer pelo Brasil é torcer por um país soberano, livre das dívidas e da ditadura do mercado”, defende Zé Maria, pré-candidato do partido à Presidência.

O partido produziu adesivos para os militantes usarem nos dias de jogo e cartazes com a campanha: “Torcemos pelo Brasil. Lutamos pela soberania”. O manifesto termina com o convite “Venha torcer e lutar com o PSTU”, demonstrando que foi-se o tempo em que a esquerda dividia-se entre torcer ou não, com receio de que vitórias da seleção fossem usadas como trunfo pela ditadura.

O partido aponta as remessas de lucro das multinacionais e o pagamento dos juros da dívida como principais responsáveis pelo domínio sobre o país. O site da pré-candidatura traz um vídeo com animação e critica: “Algumas multinacionais chegam até a usar verde e amarelo, mas saqueiam nossos recursos naturais e destroem a natureza”.

O partido defende o controle total sobre as riquezas, como por exemplo, o petróleo que vem sendo descoberto na camada do pré-sal. “Temos de colocar todo o petróleo a serviço dos trabalhadores e do povo pobre e não das multinacionais do setor”, afirma Zé Maria. “Nós torcemos pelo Brasil na Copa, e depois dela por um Brasil livre, independente e soberano. Lutamos por um país que, infelizmente, é desigual e ainda tem poucos orgulhos fora o futebol. Esse Brasil que tem enormes riquezas, mas que seu povo não pode usufruí-las”, conclui o metalúrgico, cuja candidatura deve ser confirmada em convenção nacional, no dia 26 deste mês, em São Paulo.




Retirado do Site do PSTU