domingo, 23 de maio de 2010

Juary Chagas é candidato a deputado federal

Depois de divulgar a pré-candidatura da enfermeira Simone Dutra para o Governo do Estado e do professor Dário Barbosa para o Senado, o PSTU potiguar escolheu em plenária realizada neste sábado, 22/05, mais uma candidatura para o Senado, além das candidaturas proporcionais. O funcionário público do DETRAN Alexandre Guedes foi indicado para concorrer à segunda vaga do Senado. A assistente social Rosália Fernandes e a professora Luciana Lima concorrerão, ambas, à candidatura de deputada estadual.

Para a câmara federal, o PSTU anuncia o nome do bancário e dirigente sindical Juary Chagas. Empregado da Caixa Econômica Federal desde 2004, Juary tem uma longa história de lutas.


Um bancário de luta

Militante desde o movimento estudantil, Juary se tornou reconhecido por sua atuação no movimento sindical bancário: diretor da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) no período 2004/2006; delegado sindical duas vezes (2005 e 2006); representante do RN Comando de Base da categoria (2006 e 2007); além de fundador da Conlutas (2006);

Hoje, além de diretor do Sindicato dos Bancários/RN e dirigente do PSTU/RN, Juary também é representante e instrutor do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos), uma escola de formação política para entidades do movimento sindical, popular e estudantil.


Uma candidatura em defesa da categoria bancária, da classe trabalhadora e do socialismo

Apesar de sua pouca idade, 28 anos, esta não é a primeira candidatura de Juary Chagas. Em 2008, Juary foi candidato a vice-prefeito de Natal, também pelo PSTU. Para ele, as eleições podem cumprir um papel importante na atual conjuntura:

"Nós sabemos que as eleições não vão mudar nossa vida, pois este é um terreno no qual vence quem tem mais dinheiro e onde quem dita as regras são os ricos. Entendemos que as lutas, as greves e as mobilizações é que podem mudar o rumo das coisas. Entretanto, na realidade atual não podemos também abandonar os trabalhadores a própria sorte. Nossa candidatura servirá para tratar dos problemas mais sentidos pelos trabalhadores: saúde, educação, emprego, salário, terra; mas, sem perder de vista que não conseguiremos isso com canetadas ou projetos de lei, mas com muita luta. Nossa candidatura será, sobretudo, um instrumento a serviço das lutas da categoria bancária, da classe trabalhadora e da construção do socialismo.", afirmou.

Juary Chagas na manifestação do 1º de maio de 2010


Dia 28/05: Lançamento oficial das pré-candidaturas do PSTU

Na próxima sexta-feira, dia 28/05, às 18h, no auditório da FETARN (Rua Apodi, 221 - Centro), ocorrerá o lançamento oficial da pré-candidatura do PSTU em Natal, com a presença do pré-candidato a presidente, José Maria de Almeida.

Zé Maria, como é conhecido, iniciou sua militância em meio às greves metalúrgicas do final da década de 70 no ABC Paulista, junto com Lula, com quem chegou a ser preso em 1980. No entanto, ao contrário do atual presidente, Zé Maria continua do lado dos trabalhadores, sem se render aos interesses dos empresários, banqueiros e especuladores. Zé Maria é um operário que não se vendeu.

O PSTU convoca todos os trabalhadores, trabalhadoras, estudantes e ativistas do movimento a se fazerem presentes nessa atividade, prestigiando e construindo junto conosco uma candidatura com um programa para a classe trabalhadora, de ruptura com o imperialismo, independente politica e financeiramente dos patrões, a serviço das lutas e do socialismo.