sábado, 5 de setembro de 2009

Golpe no Sindicato dos Bancários de Brasília: Direção da Articulação/CUT chama Assembléia na calada da noite para alterar o Estatuto da entidade

No dia 01/09, nesta semana, a direção do Sindicato de Brasília (Articulação/CUT) chamou uma assembléia sem convocação massiva, atravessando a Campanha Salarial e oportunisticamente a menos de um ano das eleições da entidade, para aprovar medidas que facilitem a sua recondução na direção dos Sindicato: Comissão Eleitoral sem a participação das chapas inscritas, alteração de prazos e escolha de mesários feita pela Comissão Eleitoral (e não através de paridade entre mesários indicados pela chapas).

Nós do MNOB/Conlutas estamos buscando, junto com a Oposição de Brasília, medidas - inclusive judiciais - que possam reverter esse golpe. No entanto, temos muito claro que somente a luta da categoria pode retirar o Sindicato das mãos dos burocratas governistas e devolvê-lo à categoria.

Esta Campanha Salarial é muito importante, pois é nos momentos de luta que se aprofunda a experiência dos trabalhadores com os dirigentes traidores. Lutar para romper com a Mesa Única, para buscar as perdas salariais e por um acordo digno, é uma luta contra os banqueiros, contra o Governo e também contra a CUT.

domingo, 30 de agosto de 2009

A mobilização dos bancários cresce na Campanha Salarial

Após a aprovação da pauta do MNOB/Conlutas pelas bases sindicais do Rio Grande do Norte, Maranhão e Bauru, os bancários começam a se mobilizar para a dura Campanha Salarial que se avizinha.


 
 

O "Dia do Vermelho" foi mais uma iniciativa vitoriosa objetivando colocar a categoria em movimento. A grande adesão aos trajes vermelhos nas bases sindicais dirigidas pelo MNOB/Conlutas mostrou que a categoria está se mobilizando em torno da pauta construída pelo MNOB e Oposições Bancárias.

Os bancários abraçaram o índice de 30% para toda a categoria, a reposição das perdas, a luta pela jornada de 6 horas, etc. e estão indignados com a postura dos banqueiros e do Governo Lula, que não deram nenhuma sinalização no sentido de atender as reivindicações dos bancários. Pelo contrário, o cenário atual vem demonstrando que os patrões endurecerão nas negociações e não há outra saída para os trabalhadores se não se organizarem para ir à luta.

Durante as próximas semanas ocorrerão negociações e nós continuaremos com o trabalho de reuniões nas unidades, para fazer o debate sobre o momento conjuntural que vivemos, a sua relação direta com a Campanha Salarial e as denúncias à Confrat/CUT e os seus sindicatos, que teimam em não apontar uma mobilização concreta da categoria.

Se não estivermos atentos, seremos traídos mais uma vez na Campanha e neste ano, como a CUT introduziu o debate de absurdos como o acordo de biênio, o resultado pode ser ainda pior.

A única forma de evitarmos isso é participando efetivamente das atividades, comparecendo às assembléias e impondo derrotas à burocracia sindical da CUT para dessa forma, avançarmos na luta por nossas reivindicações.