domingo, 5 de julho de 2009

Encontro Estadual dos Bancários termina com unificação da pauta para a Campanha Salarial

Após intensos debates, os bancários do RN aprovaram uma tese unificada para a Campanha Salarial 2009/2010. O documento será defendido pela categoria no Encontro Nacional do MNOB, fórum que vai receber e deliberar sobre as teses de todas as bases que compõem o Movimento. O Encontro terá um papel fundamental para os trabalhadores porque decidirá sobre a pauta que será apresentada aos patrões na mesa de negociação. A base também aprovou a ida de delegados ao Encontro Nacional do MNOB que ocorrerá dias 18 e 19 de julho, em São Paulo.
Algumas polêmicas marcaram a defesa das teses defendidas pelo Grupo de Ação Socialista (GAS) e a tese "Que os ricos paguem pela crise", defendida por mim e subscrita por outros companheiros, entretanto, todas elas de cunho terminológico e interpretativo, a ponto dos camaradas do GAS questionarem o ponto da luta pela desfiliação do Sindicato do Maranhão à CUT, alegando uma suposta "ingerência" naquela base sindical, como se a iniciativa da nossa tese ensejasse uma intervenção e não uma luta política.

Depois de muitos debates e de um chamado público à unidade da nossa parte, conseguimos chegar a um consenso e levar uma única tese para o Encontro Nacional do MNOB. Esta unificação foi uma vitória dos bancários do RN, que mais do que nunca precisam da unidade dos setores combativos do sindicalismo classista para enfrentar os banqueiros e o Governo Lula.