sábado, 1 de agosto de 2009

PSTU faz ato-festa em Natal

Festividade marcou a celebração dos 15 anos do partido com muita emoção e animação


Na noite de 31 de julho, o PSTU do Rio Grande do Norte realizou um ato-festa para relembrar as lutas que marcaram a história do partido e celebrar seus 15 anos em defesa dos trabalhadores e do socialismo. A festividade ocorreu num dos bares mais frequentados do centro de Natal e reuniu cerca de 100 pessoas entre militantes, membros de outras organizações de esquerda, ativistas sindicais e colaboradores, como o chargista Amâncio.

Marcada por muita emoção e animação, a atividade contou com momentos de grande importância. A exibição do documentário “Meu Partido é Assim” e a exposição de fotos raras e recentes se encarregaram de contar a trajetória de lutas do PSTU no Brasil e no Rio Grande do Norte.

Houve, também, a leitura das cartas de militantes que hoje vivem em outros estados. Entretanto, o momento de maior emoção foi a homenagem feita a Gildo Rocha e a José Luís e Rosa Sundermann. Em respeito à memória dos companheiros assassinados, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio.

O ato-festa ainda contou com a formação de uma mesa, composta por dirigentes e militantes do partido. Na ocasião, eles lembraram as importantes lutas que estão ocorrendo e reafirmaram o compromisso do PSTU em defesa do socialismo. O PSOL esteve presente e fez uma saudação. “Penso que o PSTU se confunde com a revolução. O PSOL acredita que vocês têm cumprido um importante papel na luta da classe trabalhadora pelo socialismo”, disse Sandro Pimentel, presidente do PSOL no estado.

Em suas intervenções, os militantes do partido denunciaram a ocupação do Haiti, o golpe em Honduras, a corrupção do Senado e a política do governo diante da crise, além de fazerem um chamado para a construção do partido.




Ao final, todos os presentes cantaram o hino da Internacional e se serviram do bolo dos 15 anos do PSTU.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PSTU do Rio Grande do Norte comemora 15 anos com jornada de atividades

Durante os meses de julho e agosto, os militantes do PSTU no Rio Grande do Norte organizam uma jornada de atividades, como parte das comemorações dos 15 anos de existência do partido que ocorrem em todo o país.

A primeira delas foi realizada dia 21 de julho, na cidade de Currais Novos, a 180 quilômetros de Natal. A atividade contou com a presença de um dos dirigentes do partido no estado, o camarada Alexandre Guedes, que foi recepcionado pela jovem militância do PSTU na cidade, além de simpatizantes e convidados.

Após a exibição do vídeo “Meu Partido é assim!”, Alexandre fez uma breve intervenção ressaltando a importância dessa data por se tratar de uma organização que há 15 anos, enquanto partido, e 35 anos enquanto corrente trotskista se manteve firme na defesa da classe trabalhadora e na luta pelo socialismo. As diversas intervenções na plenária mostraram que mesmo sabendo das dificuldades de manter a militância em uma cidade pequena, que sofre com a pobreza e a miséria marcantes do interior do Nordeste, ainda assim existe disposição para lutar por uma transformação na sociedade.

“Não podemos nem devemos encarar o socialismo como uma utopia. Utopia é imaginar que no capitalismo teremos relações sociais justas entre os seres humanos, é imaginar que pode haver felicidade para todos nessa sociedade em que vivemos. Lutar pelo socialismo é lutar pela sobrevivência da espécie humana no planeta”, finalizou Alexandre ao encerrar a solenidade política. Após o ato, todos foram convidados para uma confraternização.

PSTU na praça

Três dias depois, na tarde do dia 24, a militância do PSTU se dirigiu ao Calçadão da João Pessoa, em Natal, para mais uma atividade em comemoração aos 15 anos do partido. Lá se realizou o tradicional “PSTU na praça”, uma atividade já conhecida pelos que transitam no centro de Natal em que os militantes do PSTU dialogam com os trabalhadores através de panfletagem e intervenções no carro de som.

Os militantes utilizaram a palavra para reforçar a importância do fato de o PSTU ter sobrevivido firmemente sem se vender nem se render aos “encantos” da Frente Popular, além de fazer a propaganda das bandeiras políticas do partido na atualidade, como o “Fora Sarney”, o fim do Senado e o apoio à luta dos trabalhadores em Honduras e no Haiti.

Portando bandeiras e distribuindo panfletos, a militância chamou a atenção das pessoas que passavam pelo centro da cidade. Muitas observaram a atividade e algumas inclusive aplaudiram e apoiaram a iniciativa.



Seguem as atividades na terra potiguar

As atividades dos 15 anos não param no Rio Grande do Norte. Até o próximo mês o PSTU estará realizando atos, solenidades e visitando cidades da Grande Natal e também do interior do estado.

Ailson Matias, um dos dirigentes do partido na região, explica que as atividades fazem parte da iniciativa que o PSTU tem de continuar crescendo e batalhando pela Revolução Socialista. “Nosso compromisso é de continuar na luta até a emancipação final da classe trabalhadora e para isso é muito importante construir essa ferramenta. Durante essas atividades dos 15 anos vamos chamar os trabalhadores para conhecer e fortalecer esse partido. Um partido de luta, revolucionário e socialista”, finalizou.


Segue abaixo o calendário:
31/07 – Grande ato político e festivo em Natal/RN

14/08 – Ato político e confraternização em Ceará-Mirim/RN

21/08 – Ato político e confraternização em São Gonçalo do Amarante/RN