segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Chapa 1 - Independência e Luta/Conlutas é registrada para disputar as eleições do Sindicado dos Bancários/RN

No dia 24/02, os bancários do RN irão escolher a nova diretoria que administrará o Sindicato dos Bancários no triênio 2010/2013.

A chapa 1 – INDEPENDÊNCIA E LUTA – composta por diretores da atual gestão e por novos ativistas da categoria se propõe a continuar a luta firme e responsável pelo fortalecimento do nosso sindicato como instrumento de luta dos bancários e da classe trabalhadora, objetivando conquistar melhores condições de vida, de trabalho e avançar na construção de uma sociedade justa e igualitária.


TRABALHADORES DO MUNDO, UNI-VOS!

Todos os dias nos deparamos com os ataques à nossa classe. E quando isso não acontece diretamente conosco, outros trabalhadores ao redor do mundo sofrem na pele o peso da ofensiva da burguesia, do governo e dos patrões.

No Brasil, mais de 4 mil trabalhadores foram demitidos da EMBRAER. Em Honduras, muitos são torturados pelos golpistas que tomaram o poder. Lula massacra e oprime trabalhadores do Haiti com seu exército em falsa missão de paz. Na China, a exploração existe a ponto de descontarem dos operários os intervalos de ida ao banheiro. São ataques desferidos a trabalhadores como nós, que apenas exercem atividades diferentes.

A divisão do trabalho em ramos e categorias profissionais ajuda os patrões e os capitalistas a manterem a exploração sobre nossa classe, pois está claro que dividindo nossas lutas de forma corporativa, somos muito mais fracos.

Nós da Chapa 1 – INDEPENDÊNCIA E LUTA – temos muito claro que sem construir a unidade de todos os trabalhadores, nossa luta não terá chance de êxito. Por isso, defendemos a unidade dos trabalhadores em luta, ligando a luta dos bancários com a de outras categorias e dispensando total solidariedade internacional aos trabalhadores do mundo inteiro, como forma de nos ajudarmos mutuamente e assim avançar nas conquistas.


SINDICATO É COM INDEPENDÊNCIA, LUTA E DEMOCRACIA!

A independência de classe é um princípio valioso das organizações da nossa classe. Por isso, defendemos que os sindicatos devem ser totalmente independentes (política, financeira e administrativamente) em relação à burguesia e ao Estado, pois são os trabalhadores que devem decidir os rumos do sindicato, assim como financiá-los de forma independente. Sem essa independência, torna-se impossível lutar de formar intransigente pelos trabalhadores, pois “quem paga a banda, escolhe a música”.

Além disso, os sindicatos também precisam ser autônomos em relação a qualquer partido, elegendo suas instâncias democráticas (assembléias, conferências, congressos, etc.) como os fóruns legítimos onda a base decida tudo.
Mas apenas isto não basta. Os sindicatos também precisam ser democráticos. Todos os trabalhadores, independente de credo, raça, gênero, orientação sexual ou concepção política e/ou partidária têm o direito de expressar-se, manifestar-se e submeter suas propostas ao crivo da coletividade, sem qualquer cerceamento. Esse princípio – o da democracia operária – é algo do qual não abrimos mão.

Contudo, nem todos pensam assim. Nos sindicatos dirigidos pela CUT, os fóruns são manipulados e sempre com maioria de dirigentes sindicais. Os comandos de negociação escolhidos pela base foram extintos e as categorias não são mobilizadas ou têm suas greves sabotadas. O atrelamento às políticas do governo, aos patrões e a defesa dos seus cargos nas estatais impede que a CUT lute verdadeiramente pelos trabalhadores.
Por isso, a CUT já demonstrou que está totalmente burocratizada e não tem mais condições de exercer um sindicalismo democrático, independente e comprometido com os trabalhadores. Por isso, depois de anos de experiência, os bancários do RN decidiram em 2007 por construir a Conlutas.

A Chapa 1 – INDEPENDÊNCIA E LUTA – constrói a Conlutas junto com os bancários do RN e é formada por lutadores e lutadoras que têm como princípios inquebrantáveis a independência de classe, a luta pelos interesses dos trabalhadores e a democracia operária.


LUTAR SEMPRE! POR UMA SOCIEDADE DIFERENTE!

A nossa atuação no sindicato tem sido marcada por estarmos à frente da luta em defesa da classe trabalhadora, das mobilizações, das greves e sempre atentos na defesa da saúde do trabalhador e no combate ao assédio moral.

O nosso setor jurídico atuou firmemente, o que permitiu reintegrar bancários demitidos injustamente pelo governo e pelos patrões, bem como iniciar e ganhar várias ações na justiça com o objetivo de recuperar direitos que nos foram retirados. Isso mostra que temos clareza que devemos utilizar todos os instrumentos (justiça, parlamento, etc.) que estiverem ao nosso alcance para defender os trabalhadores.

No entanto, também temos claro que sem luta, todas essas conquistas imediatas tendem a se perder. Por isso, defendemos a ação direta (greves, mobilizações, manifestações, etc.) como método privilegiado de luta, pois é organizando a classe para enfrentar diretamente os patrões, a burguesia e os seus governos de plantão que podemos avançar nas nossas conquistas de aumento salarial, defesa do emprego, melhores condições de trabalho, etc.

Mas lutar pela questão econômica não basta. Na atual fase do capitalismo, nenhuma conquista da classe trabalhadora pode ser duradoura. Os direitos conquistados ao longo da história estão sendo constantemente atacados pelos governos e patrões com o intuito de aumentarem os seus lucros. Para garantir seriamente as nossas conquistas, é preciso ir além do corporativismo e das bandeiras econômicas.

Por isso, defendemos que os sindicatos devem combinar a luta imediata com a luta por um novo tipo de sociedade, sem exploradores nem explorados, na qual os trabalhadores estejam no poder: uma sociedade socialista.


COMBATIVIDADE COM TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE!

O nosso histórico desmente os que nos chamavam de “irresponsáveis” apenas por sermos defensores intransigentes dos trabalhadores. O patrimônio do sindicato está sendo administrado com transparência e competência. Com as finanças sólidas, pudemos adquirir uma nova sede administrativa, um novo automóvel e fazer melhorias na área de lazer. Hoje, somos uma entidade financiada apenas pelos bancários e passamos a devolver o Imposto Sindical por entender que ele serve somente para beneficiar os sindicalistas acomodados, pelegos e oportunistas.

Também promovemos cursos de formação política, seminários, atividades esportivas e culturais.

Por tudo isso, nosso sindicato é uma entidade reconhecida e merecedora do respeito dos bancários do RN e é referência para todo o país.


NOSSO SINDICATO TEM QUE CONTINUAR NA LUTA!

Estamos dispostos a dar continuidade a esse trabalho vitorioso e a promover as mudanças necessárias para termos uma entidade cada vez mais forte e atuante. Não podemos retroceder e, por isso, nos propomos a continuar na luta! A CHAPA 1 – INDEPENDÊNCIA E LUTA – convoca a todos os bancários a se engajarem nessa tarefa!

Não ao imposto sindical!
Reposição de todas as perdas da categoria!
Pela isonomia de direitos entre novos e antigos!
Fim da Mesa Única da FENABAN!
Estabilidade no emprego já!
Fim das metas e do assédio moral!
Contra toda forma de opressão racial, de gênero ou orientação sexual!
Contra as reformas sindical, previdenciária e trabalhista de Lula!
Pelo fim do fator previdenciário!
Pela reposição das perdas dos aposentados e reajuste automático das aposentadorias!
Fortalecer e impulsionar o MNOB e a Conlutas!
Contra a criminalização dos movimentos sociais!
Em defesa da democracia operária!
Estatização do sistema financeiro sob controle dos trabalhadores!
Estatização das empresas que demitirem sob o controle dos trabalhadores!
Em apoio à luta dos trabalhadores no Brasil e do mundo!
Pela construção de uma sociedade socialista!