sábado, 24 de setembro de 2011

Estudantes e bolsistas da UFRN paralisam atividades

ANEL participou ativamente do protesto
Dezenas de estudantes e bolsistas de apoio técnico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (23) em protesto contra o descumprimento, por parte da Reitoria, da resolução nº 222 da instituição. A resolução foi publicada no final do ano passado e previa, entre outras coisas, recesso de 30 dias e liberação dos bolsistas para atividades acadêmicas sem pagamento de faltas ou reposição de carga horária. Pela manhã, os estudantes realizaram um protesto no pátio da Reitoria (Campus Natal), onde uma feijoada foi servida, e apresentaram suas reivindicações à reitora Ângela Paiva.

Durante a manifestação, eles denunciaram a prática do assédio moral sofrida pelos bolsistas e exigiram maior assistência estudantil, além de isonomia no tratamento das bolsas, acesso ao restaurante universitário sem seleção, seis meses de licença maternidade com bolsa e estabilidade de no mínimo dois anos com aviso prévio. Ao final do protesto, uma comissão de estudantes foi formada para discutir com a Reitoria os problemas apresentados.

A paralisação também abraçou a pauta de reivindicações dos estudantes de Ciências Agrárias (Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Zootecnia). Entre as principais exigências do setor, estão a garantia de transporte para o campus de Macaíba, construção de laboratórios específicos dos cursos até o fim do ano e mais bolsas de apoio técnico. A Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (ANEL) participou de toda a manifestação e deu apoio à luta dos bolsistas, reivindicando ainda o investimento imediato de 10% do PIB em Educação Pública e denunciando o PNE do governo Dilma.

Duas reuniões ficaram marcadas para debater as pautas apresentadas. No próximo dia 27, terça-feira, às 14h30, a Reitoria discute com os estudantes de Ciências Agrárias suas reivindicações específicas. No dia 28, às 8h30, é a vez da Comissão de Bolsistas.

Estudantes no pátio da Reitoria


Estudante apresenta reivindicações à reitora

Estudante de Engenharia Florestal lê reivindicações

Estudantes servindo-se da feijoada


Retirado do Blog do PSTU/RN

Um comentário:

  1. Nós bolsistas sofremos com o atraso do pagamento, que neste mês de outubro de 2011, está bem explicito!

    ResponderExcluir