quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia 11/12, Juary Chagas defende a tese "Sociedade de classe, direito de classe: uma perspectiva marxista e atual"

As esculturas de Têmis, fixadas à frente dos suntuosos prédios dos tribunais, dão a exata noção do que pretende significar o direito no imaginário da sociedade. A balança representa o equilíbrio e a certeza de decisões ponderadas; a espada simboliza a força, o poder de império que obriga os “transgressores” a se curvarem ante a razoabilidade da ordem jurídica; a venda nos olhos da deusa grega, por fim, traduz a imparcialidade, o tratamento a todos por igual – sem qualquer distinção de gênero, credo, raça, orientação sexual ou, sobretudo, de classe social.

Mas, é realmente desse modo que direito se apresenta na sociedade? Se não é, quais serão as razões de tamanha dicotomia entre o que é “pretendido” e o que é real?

As respostas para tais questionamentos são desvendadas a partir de uma aproximação com o marxismo, a teoria que melhor explica o desenvolvimento da vida social humana e todas as suas manifestações ao longo da história. Esta é a razão pela qual o presente trabalho se apóia no pensamento social crítico de Marx para conceituar o direito e, desse modo, demonstrar o seu inequívoco conteúdo de classe, sua instrumentalidade, ou seja, seu papel de manutenção e asseguramento dos interesses de uma classe social; a saber, a que detém o poder econômico e político em uma determinada sociedade.


DEFESA DE TESE: "Sociedade de classe, direito de classe: uma perspectiva marxista e atual"
DISCENTE: Juary Luís Chagas
DATA: 11/12
HORA: 9h
LOCAL: UFRN, Setor V / SALA D4

Nenhum comentário:

Postar um comentário