quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Plenária dos movimentos sociais aprovam ato de solidariedade ao Pinheirinho em Natal/RN

O Pinheirinho é a maior ocupação urbana da América Latina, um terreno na cidade de São José dos Campos que pertencia à massa falida da empresa Selecta, do mega-especulador Naji Nahas, que deve milhões aos cofres públicos e continua sendo acobertado pela "justiça".

No último domingo, a prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado de São Paulo, governados por Eduardo Cury e Geraldo Alckmin (ambos do PSDB), articularam junto com o judicário paulista o descumprimento de uma decisão do Tribunal Regional Federal e ordenaram a reintegração de posse do terreno para favorecer Nahas e a especulação imobiliária. A "justiça" e a polícia de São Paulo foram então mobilizadas para expulsar violentamente os trabalhadores do Pinheirinho de suas casas em que habitavam há quase 10 anos.

A desocupação do Pinheirinho foi então inscrita com sangue e fogo contra os moradores, para beneficiar especuladores em detrimento de milhares de famílias, mas não apenas isto. Esta é mais uma expressão da escalada de criminalização dos movimentos sociais que ocorre em nosso país, com os governantes querendo transformar quem luta por seus direitos em criminoso.

Se morar é um direito, OCUPAR É UM DEVER! Por essa razão, em vários locais do país os movimentos sociais estão se solidarizando com a luta do Pinheirinho. Após a plenária vitoriosa dos movimento sociais realizada no dia 25/01/2012, deliberou-se pela realização de uma manifestação política nas ruas, em defesa da Ocupação do Pinheirinho.

Por isto, no dia 31/01 vamos todos às ruas para denunciar a repressão ao Pinheirinho encabeçada pela polícia, pela "justiça" e pelos governos do PSDB, bem como para exigir do Governo Dilma que abandone a solidariedade apenas de discurso e se coloque de fato ao lado dos trabalhadores, desapropriando o terreno em benefício dos moradores, pois o Governo Federal também é responsável na medida em que se negou a impedir o massacre popular.

Contemos com a presença de tod@s @s pessoas, ativistas, militantes, dirigentes, entidades a se somarem nessa luta em defesa do direito à moradia e ao direito de lutar pelo que é nosso. SOMOS TODOS PINHEIRINHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário