Durante as eleições enfrentamos duras batalhas para levar aos trabalhadores um programa socialista, de ruptura com o capitalismo e suas instituições antidemocráticas, que pudesse inverter a lógica atual da sociedade e garantir que as riquezas produzidas sejam controladas pelos trabalhadores.
Enfrentamos as candidaturas do PSDB, DEM, PSB, PV, PT, PCdoB, etc., todas financiadas por grandes empresários e, por isso, comprometidas com a manutenção de tudo que aí está. Sofremos um forte boicote da imprensa (inclusive a “pública”, como é o caso da TVU), que escondeu nossas candidaturas e nos excluiu de todos os debates na TV. Lutamos ainda contra a Justiça Eleitoral, que revelou sem nenhum pudor o seu caráter em defesa da classe dominante, ao tentar impugnar as candidaturas do PSTU por questões burocráticas ao mesmo tempo em que deixava candidatos da burguesia corruptos concorrerem livremente.
Diante desse cenário, em que as candidaturas dos trabalhadores não têm nenhum espaço e no qual temos clareza de que quem vence as eleições é o poder econômico, o PSTU se orgulha de ter feito uma campanha que é muito mais modesta, mas que se volta para os interesses da classe trabalhadora, da juventude e da população pobre do RN. Ao contrário dos outros, não temos milhões para gastar em uma eleição e nem pretendemos isso, pois nossas campanhas são financiadas pelos militantes e trabalhadores que concordam com nossas idéias. É isso que garante a nossa independência política, diferentemente das candidaturas, inclusive as ditas de esquerda, que são financiadas por empresários, latifundiários, banqueiros, e, depois de eleitos governam para quem bancou suas campanhas.
É nesse sentido que gostaria de agradecer a tod@s os 1.144 votos recebidos, uma votação expressiva diante das condições dadas e de todo o caráter das eleições neste falso regime democrático. Agradeço também, em nome do PSTU a todos os votos dados e a confiança depositada nos nossos demais candidatos (Zé Maria, Simone Dutra, Dário Barbosa, Alexandre Guedes, Bira Queiroz, Luciana Lima e Rosália Fernandes) nessas eleições.
Infelizmente os votos que recebemos não foram suficientes para eleger nenhum candidato. Esta seria uma vitória importante, pois a classe trabalhadora poderia contar com representantes que denunciariam a podridão desse regime, que apresentariam proposições que se enfrentam com a ordem capitalista, e, principalmente, que apoiariam incondicionalmente todas as lutas dos trabalhadores. Mas também temos clareza de que através das eleições, a vida dos trabalhadores não vai mudar. A sociedade ainda continuará a mesma, com os grandes empresários lucrando, os trabalhadores sendo explorados e a burguesia controlando o Estado.
Você, que depositou o seu voto no PSTU, votou “Contra Burguês”, votou nesse projeto, nesse programa, nas lutas, nos trabalhadores, na batalha cotidiana por uma sociedade sem exploradores nem explorados, você votou no socialismo.
Mas, diferentemente da maioria dos outros partidos, não queremos somente o seu voto. Queremos você na luta. Terminadas as eleições, o PSTU seguirá construindo as greves, as manifestações, as ocupações, enfim, todas as lutas em defesa de melhores condições de vida (salário, direitos, moradia, saúde, educação, trabalho, terra, etc.) para os trabalhadores e de uma sociedade socialista, pois é só a luta que pode mudar a vida.
Por isso, agradeço a todos que votaram no nosso partido e também aos que não votaram por inúmeros motivos – inclusive por enxergar que era quase impossível nos eleger – mas que simpatizam com a nossa coerência e respeitam a nossa luta por uma sociedade diferente. Agradeço e convido-os a conhecer nossas idéias e a construir junto conosco uma sociedade justa, igualitária e socialista.
Um forte abraço socialista,
Juary Chagas
Veja o resultado de nossa votação aqui
Por todas as circunstâncias, esse resultado mostra que as pessoas estão dispostas a fazer alguma coisa para mudar a realidade em que vivem. Agora, é transformar o voto em luta!
ResponderExcluirParabéns a você e a tod@s que confiaram numa candidatura verdadeiramente de esquerda!
Contra burguês, votei 1616!
ResponderExcluirCtz vc merecia nos representar, mas já conhecemos a sociedade em que vivemos. Estou com a consciência limpa, pois sei que na próxima eleição ainda vou lembrar do candidato que votei.
Mas nem todo sonho é impossível!
Abç, Juary!